Indignação e frustração: servidores não recebem novamente a incorporação nas gratificações



30/08/2017


Mais uma vez o governo federal frustrou as expectativas de milhares de servidores federais aposentados que, desde janeiro, esperam a incorporação nas suas gratificações de desempenho. A promessa de pagamento para a folha de agosto feita pelos técnicos do Ministério do Planejamento, e repercutida pela AGASAI no seu site e nas redes sociais, não se confirmou.

Segundo o MPOG, o pagamento da primeira parte da incorporação, que equivaleria a 67% do que é pago aos funcionários da ativa, estava garantido na folha de agosto, para ser recebida no inicio de setembro depois de todas as pendências com o sistema informatizado terem sido resolvidas. Na consulta da prévia dos contracheques que já estava disponível dia 20 de agosto a alteração na gratificação não tinha sido percebida. Alguns servidores, orientados pela AGASAI, resolveram aguardar um pouco mais na esperança que uma folha suplementar, ou até mesmo a correção na prévia fosse efetivada, porém nada ocorreu e os valores das gratificações vieram nos contracheques definitivos iguais ao de julho.

Fontes do Planejamento justificam o atraso colocando a culpa na complexidade das variáveis do reajuste, o que exigiria um sistema informatizado altamente complexo com centenas de testes o que demandaria tempo para colocá-lo em prática. Isso tudo é verdade, no entanto levando-se em conta que o acordo foi fechado em 2015, e passado desde entao dois anos, este sistema já deveria estar funcionando e o cronograma de pagamento deveria ter sido facilmente cumprido.

Com certeza, levando em conta tudo isso, se conclui que o Governo negligenciou o pagamento da incorporação, causando enorme indignação nos milhares de servidores que fizeram sua parte assinando o termo de opção nos prazos corretos. A AGASAI continuará atenta ao assunto cobrando a conclusão desse processo e informando qualquer novidade sobre o caso.

A nova promessa de pagamento ficou para o mês de outubro, com a inclusão da incorporação na folha de setembro, esperamos que desta vez o Governo não frustre novamente os servidores.


Fim da impressão dos contracheques
Desde maio de 2015, o funcionalismo público federal não recebe mais seu contracheque no papel. Talvez seja a única classe trabalhadora que não tem mais seu comprovante de pagamento impresso. Leia mais
Inativos do serviço público pagam duas vezes para se aposentar
Desde a reforma previdenciária de 2003, aposentados que ganham acima do teto da previdência pagam, sobre o excedente, 11% contribuindo com o caixa do Governo para cobrir rombos de outras esferas públicas. Leia mais
PECs (Proposta de Emendas à Constituição) do interesse do Servidor Federal

PEC 555
PEC 170
PEC 271
Editorial
O gigantesco abismo salarial entre as carreiras do funcionalismo
Leia mais


Clique para acompanhar a movimentação do cartão Convênio AGASAI
Clique para conferir a movimentação do seu cartão Unik - AGASAI
Clique para acompanhar a movimentação do cartão AGASAI - Unik
Notícias da AGASAI
Cadastre seu e-mail para receber o boletim semanal de notícias da Associação



Serviços
Você sabe quais serviços a AGASAI oferece aos seus associados? Conheça tudo que uma Ebtidade pode fazer para tornar a sua vida mais tranquila. Leia mais

Siga a AGASAI no Twitter Curta a AGASAI no Facebook