Proposta de reajuste do Governo aos servidores federais atinge o índice de 21,3%

26/06/2015


Em reunião convocada pelo Ministério do Planejamento, ontem, dia 25, onde estiveram presentes representantes de 49 Entidades, o Governo apresentou a tão aguardada proposta de reajuste para os servidores do executivo.

Pela proposta apresentada nesta quinta, o reajuste seria dividido em 5,5% em 2016, 5% em 2017, 4,75% em 2018 e 4,5% em 2019. O Governo trabalha com uma expectativa de inflação para os próximos 5 anos inferior aos indices parcelados.

No documento de 4 páginas, não foi citado se o indice se aplicaria ao total dos vencimentos ou apenas à gratificação, como vem acontecendo. Também nada foi dito se aposentados e pensionistas terão o mesmo tratamento ou sofrerão alguma discriminação. Nada é falado também sobre os benefícios como o Vale Alimentação.

Tudo isso gera inúmeros questionamentos o que se leva a crer que a proposta como está não será aceita. Porém, caso seja, o risco será grande. Pois não há nela nenhuma salvaguarda caso os indices de inflação sejam superiores a previsão (bem otimista) do Governo. Outro dado preocupante é a inflação corrente de 2015 que não seria reposta e que está sendo projetada em mais de 7%.

O lado positivo é que o Governo deixou claro que está aberto para ouvir os servidores e suas contrapropostas. Também disse que os índices poderão ser pagos de outras formas, desde que não excedam a correção total de 21,3%.

Nova reunião já está marcada para o dia 07 de julho.

Clique aqui para ler o documento oficial da Proposta































Reforma e ampliação do Espaço Social da AGASAI foi inaugurada oficialmente
Ontem, dia 22, o novo Espaço Social da AGASAI foi oficialmente inaugurado e apresentado pela Diretoria ao Conselho Fiscal e Diretores de outras entidades representativas do funcionalismo federal.
Leia mais
Tabela INSS
Reajuste 15,8%


2013
2014
2015
Tabela Seguridade Social
Reajuste 15,8%

Clique aqui
Editorial
O gigantesco abismo salarial entre as carreiras do funcionalismo
Leia mais


Clique para acompanhar a movimentação do cartão Convênio AGASAI
Clique para conferir a movimentação do seu cartão Unik - AGASAI
Clique para acompanhar a movimentação do cartão AGASAI - Unik
Leia Mais O fim da contribuição de servidores inativos
Um dos pontos mais polêmicos da reforma da Previdência de 2003 foi a cobrança de contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas do serviço público.
Leia mais
Notícias da AGASAI
Cadastre seu e-mail para receber o boletim semanal de notícias da Associação

 
Siga a AGASAI no Twitter Curta a AGASAI no Facebook