História



A AGASAI, entidade sem fins lucrativos, fundada em 30 de abril de 1976, nasceu com objetivo de representar a classe dos funcionários publicos federais aposentados e pensionistas. Na década de 70 o movimento classista ainda era insipiente entre os funcionários federais. Somente algumas categorias tinham alguma organização.

Seu primeiro presidente e sócio fundador, foi o Senhor Pedro Nogueira Pinto, funcionário público aposentado do antigo INPS que, com um grupo de mais 15 pessoas, fundou a associação. Veja foto ao lado do termo de abertura da primeira ata da AGASAI.

No decorrer dos anos, com o objetivo de atualizar-se e aumentar o seu campo de ação, bem como aumentar sua representatividade, a AGASAI alterou seu estatuto permitindo a entrada em seu quadro social de funcionários ativos e de outros órgãos, além do Ministério da Saúde e INSS, possibilitando assim um aumento significativo de sócios que projetou a associação como uma das mais atuantes entidades representativas dos servidores federais.

Em 13 de novembro de 1996, na gestão do ex-Presidente Carlos Newton, a AGASAI, deu um importante passo: adquiriu sua Sede Própria (foto) que possibilitou a melhoria no atendimento aos seus associados, bem como a ampliaçào do seu quadro de funcionários, o que refletiu em benefícios a todo o quadro social.

A AGASAI hoje é uma entidade forte, sadia, com patrimônio, sem colorações partidárias e que, graças aos seus milhares de sócios espalhados pelo Rio grande do Sul e também em outras partes do Brasil, realiza um trabalho profícuo e sério, que a coloca em uma posição de destaque da qual muito nos orgulhamos.

 
































Reforma e ampliação do Espaço Social da AGASAI foi inaugurada oficialmente
Ontem, dia 22, o novo Espaço Social da AGASAI foi oficialmente inaugurado e apresentado pela Diretoria ao Conselho Fiscal e Diretores de outras entidades representativas do funcionalismo federal.
Leia mais
Tabela INSS
Reajuste 15,8%


2013
2014
2015
Tabela Seguridade Social
Reajuste 15,8%

Clique aqui
Editorial
O gigantesco abismo salarial entre as carreiras do funcionalismo
Leia mais


Clique para acompanhar a movimentação do cartão Convênio AGASAI
Clique para conferir a movimentação do seu cartão Unik - AGASAI
Clique para acompanhar a movimentação do cartão AGASAI - Unik
O fim da contribuição de servidores inativos
Um dos pontos mais polêmicos da reforma da Previdência de 2003 foi a cobrança de contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas do serviço público.
Leia mais

 

Siga a AGASAI no Twitter Curta a AGASAI no Facebook