Representantes dos servidores do INSS discutem greve, hoje, no Ministério do Planejamento


18/09/2015


Diretores da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), que representa os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), se reunirão, nesta sexta-feira, com o secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, para consolidar a proposta do governo para a categoria, em greve desde o dia 7 de julho.

O ministério enviou uma proposta ontem, mas, segundo a Fenasps, não contemplava tudo o que havia sido negociado. A expectativa é que o documento seja levado para assembleias nos estados, no início da semana que vem. Entre as propostas. está a incorporação da média da gratificação recebida pelos servidores nos últimos 60 meses. Hoje, os trabalhadores recebem 50% da gratificação quando se aposentam.

De acordo com a proposta, o funcionário público que se aposentasse receberia 100% do valor em 2017. Outra proposta que vem sendo negociada é que a progressão funcional volte a ocorrer a cada 12 meses — desde 2007, esta vem sendo feita a cada 18 meses. O governo prometeu, ainda, reposicionar cerca de 13 mil servidores que tiveram a progressão atrasada devido à mudança.

No Rio, funcionários se reúnem quarta-feira
No Rio, servidores do INSS marcaram uma assembleia para a próxima quarta-feira, a fim de avaliar o resultado das negociações. No dia 16, o ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, participou de uma reunião com representantes dos servidores, no Senado. Durante o encontro, o Comando Nacional de Greve da Fenasps pediu que os parlamentares cobrem a devolução dos valores descontados dos trabalhadores na atual paralisação e a suspensão dos descontos. A federação cobrou, ainda, a anistia da greve de 2009, que está parada no Senado.


Jornal Extra






























Reforma e ampliação do Espaço Social da AGASAI foi inaugurada oficialmente
Ontem, dia 22, o novo Espaço Social da AGASAI foi oficialmente inaugurado e apresentado pela Diretoria ao Conselho Fiscal e Diretores de outras entidades representativas do funcionalismo federal.
Leia mais
Tabela INSS
Reajuste 15,8%


2013
2014
2015
Tabela Seguridade Social
Reajuste 15,8%

Clique aqui
Editorial
O gigantesco abismo salarial entre as carreiras do funcionalismo
Leia mais


Clique para acompanhar a movimentação do cartão Convênio AGASAI
Clique para conferir a movimentação do seu cartão Unik - AGASAI
Clique para acompanhar a movimentação do cartão AGASAI - Unik
Leia Mais O fim da contribuição de servidores inativos
Um dos pontos mais polêmicos da reforma da Previdência de 2003 foi a cobrança de contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas do serviço público.
Leia mais
Notícias da AGASAI
Cadastre seu e-mail para receber o boletim semanal de notícias da Associação

 
Siga a AGASAI no Twitter Curta a AGASAI no Facebook