AGASAI

(51) 3388-4550

publicidaqde

ATUALIZAÇÃO SOBRE O REAJUSTE DA GEAP

A justiça já foi acionada pela FENASPS e o caso está em andamento. A Federação denunciou à 11ª Vara Cível de Brasília que a GEAP descumpriu um acordo judicial firmado em 2019 e homologado por decisão transitada em julgado

20/08/2025
Imagem: banco de dados
Leitor Interativo de Notícias

ATUALIZAÇÃO SOBRE O REAJUSTE DA GEAP

20/08/2025 A justiça já foi acionada pela FENASPS e o caso está em andamento. A Federação denunciou à 11ª Vara Cível de Brasília que a GEAP descumpriu um acordo judicial firmado em 2019 e homologado por decisão transitada em julgado O problema começou em junho, quando a GEAP passou a cobrar 50% das diferenças entre a tabela atual dos planos de saúde e a tabela acordada para os servidores da base da FENASPS. Isso resultou em aumentos de até 30% nas contribuições mensais, sem aviso prévio — o que, segundo a FENASPS, viola o acordo judicial. Diante disso, a Federação pediu: Suspensão imediata dos aumentos Multa diária de R$ 1 milhão por descumprimento Encaminhamento ao Ministério Público para apuração de crime de desobediência A Justiça ainda não se pronunciou com uma decisão final, mas a petição já foi protocolada e está sob análise. O processo é o 0731374-23.2020.8.07.0001. DEMORA DA JUSTIÇA PARA SE PRONUNCIAR Infelizmente, quando se trata de ações judiciais envolvendo planos de saúde e entidades, como a GEAP, o tempo costuma jogar contra a urgência dos servidores. O que pode influenciar a demora: A ação envolve descumprimento de acordo judicial, o que exige análise detalhada dos documentos e histórico do processo. A Justiça pode solicitar manifestações da GEAP, o que adiciona prazos legais (geralmente de 15 a 30 dias). Mesmo com pedido de tutela de urgência, o juiz pode levar semanas para decidir, especialmente se houver sobrecarga na vara. Na prática: decisões liminares podem sair em até 30 dias, mas não é incomum que demorem 60 a 90 dias — ou mais, se houver recursos ou embargos. Como o processo já tem histórico (desde 2020), isso pode ajudar a acelerar, mas não garante agilidade. Qualquer movimentação nova avisaremos pelos nossos canais. AGASAI

🎧 Essa notícia está disponível em áudio.

00:00 --:--

O problema começou em junho, quando a GEAP passou a cobrar 50% das diferenças entre a tabela atual dos planos de saúde e a tabela acordada para os servidores da base da FENASPS. Isso resultou em aumentos de até 30% nas contribuições mensais, sem aviso prévio — o que, segundo a FENASPS, viola o acordo judicial.

Diante disso, a Federação pediu:

  • Suspensão imediata dos aumentos

  • Multa diária de R$ 1 milhão por descumprimento

  • Encaminhamento ao Ministério Público para apuração de crime de desobediência

A Justiça ainda não se pronunciou com uma decisão final, mas a petição já foi protocolada e está sob análise. O processo é o 0731374-23.2020.8.07.0001.

DEMORA DA JUSTIÇA PARA SE PRONUNCIAR

Infelizmente, quando se trata de ações judiciais envolvendo planos de saúde e entidades, como a GEAP, o tempo costuma jogar contra a urgência dos servidores.

O que pode influenciar a demora:

  • A ação envolve descumprimento de acordo judicial, o que exige análise detalhada dos documentos e histórico do processo.

  • A Justiça pode solicitar manifestações da GEAP, o que adiciona prazos legais (geralmente de 15 a 30 dias).

  • Mesmo com pedido de tutela de urgência, o juiz pode levar semanas para decidir, especialmente se houver sobrecarga na vara.

Na prática: decisões liminares podem sair em até 30 dias, mas não é incomum que demorem 60 a 90 dias — ou mais, se houver recursos ou embargos. Como o processo já tem histórico (desde 2020), isso pode ajudar a acelerar, mas não garante agilidade.

Qualquer movimentação nova avisaremos pelos nossos canais.

AGASAI

PUBLICIDADE

MAIS LIDAS

  • Atenção servidores da união: possíveis diferenças de auxílio alimentação em férias e licenças para quem trabalhava entre 1997 e 2002

    26/05/2025
    Veja a lista dos possíveis contemplados e como fazer parte desta ação.
    Leia mais

  • Reforma Administrativa: Propostas Avançam na Câmara com Alerta para o Funcionalismo Público

    29/07/2025
    AGASAI se posiciona contra e alerta para o risco à qualidade do serviço ao cidadão.
    Leia mais

  • O impacto do isolamento na saúde dos idosos

    28/07/2025
    O envelhecimento saudável depende de cuidados físicos, emocionais e sociais. E um aspecto que merece atenção especial é o risco do isolamento domiciliar prolongado.
    Leia mais

  • O Escândalo das Cobranças Indevidas no INSS: Um Crime Contra os Aposentados

    14/05/2025
    Recentemente, veio à tona um esquema criminoso que lesou milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
    Leia mais

  • Servidores ex-INPS: informe sobre o andamento da ação coletiva das 12 Referências dos ex-CLT

    22/06/2023
    O SindisprevRS, através da sua Assessoria Jurídica, informa os atuais trâmites do processo coletivo das 12 Referências, ajuizado em representação aos servidores ex-CLT do ex-INPS. 
    Leia mais

publicidaqde
Comment Form is loading comments...