AGASAI

(51) 3388-4550

PUBLICIDADE

Dietas da moda: por que devemos fugir delas?

Antigamente as pessoas buscavam uma dieta para emagrecer, um milagre para perder peso. Hoje em dia a busca é pela longevidade, e associado a essa busca surgiram as dietas da moda, sem glúten, sem lactose, low carb, da proteína, jejum intermitente e assim por diante, colocando muitas vezes em risco a saúde da população, principalmente dos idosos.

23/10/2025
Imagem: banco de imagens
Leitor Interativo de Notícias

Dietas da moda: por que devemos fugir delas?

Antigamente as pessoas buscavam uma dieta para emagrecer, um milagre para perder peso. Hoje em dia a busca é pela longevidade, e associado a essa busca surgiram as dietas da moda, sem glúten, sem lactose, low carb, da proteína, jejum intermitente e assim por diante, colocando muitas vezes em risco a saúde da população, principalmente dos idosos. 23/10/2025 A frase da moda é: Seu corpo está inflamado! Se o indivíduo está com sobrepeso, obeso ou ingere algum alimento em excesso, é lógico que o corpo está inflamado, mas não é por isso que a retirada de algum alimento específico deve ser feita de maneira radical. Dietas sem glúten é para quem tem alergia ao glúten, dietas sem lactose é para quem tem intolerância à lactose, fazer uma dieta assim pode desencadear a intolerância, então é desnecessária. Tudo é equilíbrio. E com essa enxurrada de informações, muitas vezes dadas por pessoas que não tem formação para divulgá-las, as pessoas acabam ficando confusas, pois um dia o leite faz bem, no outro é um vilão, assim como o pão, o ovo, o café, e tem quem fale mal até das frutas. Dietas da moda fazem sucesso porque prometem resultados mais rápidos, mas são dietas que dificilmente alguém consegue fazer a longo prazo, e obviamente esses modismos não são favoráveis à saúde. As dietas devem ser individualizadas, cada pessoa tem as suas necessidades, e conforme já falamos sobre, devemos ingerir alimentos de todos os grupos e em todas refeições, pois só assim conseguimos dar ao nosso organismo tudo que ele precisa em termos nutricionais. Dietas da moda, restritivas e sem acompanhamento podem acarretar vários problemas como: 1. Apresentar um desequilíbrio de nutrientes; 2. Dificuldade de manter a dieta por muito tempo; 3. Estresse que acaba trazendo uma relação negativa com a comida; 4. Gerar perda de massa muscular; 5. Gerar problemas digestivos e intestinais; 6. Fadiga, que leva a um menor desempenho físico e mental; 7. Riscos de mascarar algum transtorno alimentar; 8. Risco de desencadear uma intolerância alimentar. Para envelhecer com saúde devemos: 1. Adotar uma dieta equilibrada; 2. Beber bastante água; 3. Não seguir dietas restritivas; 4. Se possível fazer exercício regularmente; 5. Cuidar da saúde mental; 6. Ter um sono de qualidade; 7. Estar presente nas refeições( sem distrações, prestar atenção ao que está ingerindo, isso melhora a relação com a comida e promove uma digestão mais eficiente) 8. Comer comida de verdade. COMA DE TUDO, SEM COMER TUDO! Viva mais e melhor com uma alimentação saudável. Patrícia Tessaro da Rocha Nutricionista - CRN2 5550D

🎧 Essa notícia está disponível em áudio.

00:00 --:--

A frase da moda é: seu corpo está inflamado! Se o indivíduo está com sobrepeso, obeso ou ingere algum alimento em excesso, é lógico que o corpo está inflamado, mas não é por isso que a retirada de algum alimento específico deve ser feita de maneira radical.

Dietas sem glúten é para quem tem alergia ao glúten, dietas sem lactose é para quem tem intolerância à lactose, fazer uma dieta assim pode desencadear a intolerância, então é desnecessária.

Tudo é equilíbrio. E com essa enxurrada de informações, muitas vezes dadas por pessoas que não tem formação para divulgá-las, as pessoas acabam ficando confusas, pois um dia o leite faz bem, no outro é um vilão, assim como o pão, o ovo, o café, e tem quem fale mal até das frutas.

Dietas da moda fazem sucesso porque prometem resultados mais rápidos, mas são dietas que dificilmente alguém consegue fazer a longo prazo, e obviamente esses modismos não são favoráveis à saúde. As dietas devem ser individualizadas, cada pessoa tem as suas necessidades, e conforme já falamos sobre, devemos ingerir alimentos de todos os grupos e em todas refeições, pois só assim conseguimos dar ao nosso organismo tudo que ele precisa em termos nutricionais.

Dietas da moda, restritivas e sem acompanhamento podem acarretar vários problemas como:

1. Apresentar um desequilíbrio de nutrientes;
2. Dificuldade de manter a dieta por muito tempo;
3. Estresse que acaba trazendo uma relação negativa com a comida;
4. Gerar perda de massa muscular;
5. Gerar problemas digestivos e intestinais;
6. Fadiga, que leva a um menor desempenho físico e mental;
7. Riscos de mascarar algum transtorno alimentar;
8. Risco de desencadear uma intolerância alimentar.

Para envelhecer com saúde devemos:

1. Adotar uma dieta equilibrada;
2. Beber bastante água;
3. Não seguir dietas restritivas;
4. Se possível fazer exercício regularmente;
5. Cuidar da saúde mental;
6. Ter um sono de qualidade;
7. Estar presente nas refeições (sem distrações, prestar atenção ao que está ingerindo, isso melhora a relação com a comida e promove uma digestão mais eficiente)
8. Comer comida de verdade.

COMA DE TUDO, SEM COMER TUDO!
Viva mais e melhor com uma alimentação saudável.

Patrícia Tessaro da Rocha
Nutricionista - CRN2 5550D

AGASAI

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Comment Form is loading comments...