AGASAI

Whatsapp: 51 986000330

HÁ ESPAÇO PARA REAJUSTE DO FUNCIONALISMO ANO QUE VEM?

Embora haja previsão orçamentária para reajuste dos vencimentos dos servidores do Executivo para 2023, novo governo se vê as voltas com falta de dinheiro para promessas de campanhas voltadas às pautas assistenciais e ao custeio da máquina pública, principalmente nas áreas de educação e saúde.


14/11/2022

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) enviado ao Congresso reservou R$ 11,6 bilhões para reajustes salariais no Executivo, sem especificar quais carreiras serão atendidas. Na hipótese de um aumento geral para todo o funcionalismo, o reajuste ficaria um pouco abaixo de 5%, pelas contas do atual secretário especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Esteves Colnago.

O relator do Orçamento diz que pretende achar espaço para um reajuste maior e que a ideia é pelo menos igualar o porcentual de correção dos salários ao já proposto no Judiciário (de 9% em 2023 e mais 9% em 2024).

Defasagem de 40% nos salários

Embora a expectativa de reajuste, mesmo chegando a irrisórios 5%, seja um avanço se comparado ao que podemos chamar de zero negociação nos últimos quatro anos, a defasagem é enorme com o IPCA chegando a 40% acumulado até o final desse ano.

Para a presidente da AGASAI, Vera Kollet, "os Funcionários Públicos que atendem as áreas mais carentes da sociedade como saúde, educação, trabalho e previdência foram abandonados pelo atual governo. Hoje voltamos a ter esperança com o novo Governo eleito que se elegeu comprometido com pautas que atendem as necessidades da população de baixa renda. Vamos esperar que ele olhe para o funcionalismo e atenda suas reivindicações. Não podemos baixar a guarda e teremos uma luta ininterrupta nos próximos quatro anos, não só pela recomposição de nossos salários, mas também pelo fortalecimento dos serviços públicos."

AGASAI

O 5G chegou e agora?
Comment Form is loading comments...

Voltar para página principal

sim