AGASAI

(51) 3388-4550

PUBLICIDADE

O Funcionalismo Público Federal Não Está Inchado, Entenda Por Quê

A ideia de que o funcionalismo público brasileiro está inchado é um mito que precisa ser desfeito com base em dados concretos. Essa narrativa, muitas vezes usada para justificar cortes e reformas, não corresponde à realidade, especialmente quando olhamos para a esfera federal.

26/08/2025
Leitor Interativo de Notícias

O Funcionalismo Público Federal Não Está Inchado — Entenda Por Que

26/08/2025 A ideia de que o funcionalismo público brasileiro está inchado é um mito que precisa ser desfeito com base em dados concretos. Essa narrativa, muitas vezes usada para justificar cortes e reformas, não corresponde à realidade — especialmente quando olhamos para a esfera federal. O Brasil tem menos servidores que a média internacional. Atualmente, cerca de 12% da força de trabalho brasileira está no setor público. Esse número é inferior à média dos países da OCDE, que gira em torno de 18%. Países como França, Canadá e Reino Unido chegam a empregar entre 20% e 30% dos seus trabalhadores no serviço público. A esfera federal representa apenas 10% do total. Dos mais de 12 milhões de servidores públicos no Brasil, 90% atuam em estados e municípios, principalmente nas áreas de saúde, educação e segurança. A esfera federal concentra apenas 10% desse contingente — o que mostra que está longe de ser excessiva. Pelo contrário: é enxuta e altamente especializada. O desafio é a valorização e boa gestão. O verdadeiro problema não está na quantidade de servidores, mas sim na valorização profissional, formação continuada e gestão eficiente. O congelamento salarial, a escassez de concursos e a precarização das condições de trabalho afetam diretamente a qualidade dos serviços prestados à população. Servidor público é investimento, não gasto. Defender o funcionalismo público é defender um Estado forte, eficiente e comprometido com o bem-estar da sociedade. É hora de superar mitos e reconhecer que os servidores são pilares da democracia e da cidadania. AGASAI

🎧 Essa notícia está disponível em áudio.

00:00 --:--

O Brasil tem menos servidores que a média internacional.

Atualmente, cerca de 12% da força de trabalho brasileira está no setor público. Esse número é inferior à média dos países da OCDE, que gira em torno de 18%. Países como França, Canadá e Reino Unido chegam a empregar entre 20% e 30% dos seus trabalhadores no serviço público.

A esfera federal representa apenas 10% do total.

Dos mais de 12 milhões de servidores públicos no Brasil, 90% atuam em estados e municípios, principalmente nas áreas de saúde, educação e segurança. A esfera federal concentra apenas 10% desse contingente — o que mostra que está longe de ser excessiva. Pelo contrário: é enxuta e altamente especializada.

O desafio é a valorização e boa gestão.

O verdadeiro problema não está na quantidade de servidores, mas sim na valorização profissional, formação continuada e gestão eficiente. O congelamento salarial, a escassez de concursos e a precarização das condições de trabalho afetam diretamente a qualidade dos serviços prestados à população.

Servidor público é investimento, não gasto.

Defender o funcionalismo público é defender um Estado forte, eficiente e comprometido com o bem-estar da sociedade. É hora de superar mitos e reconhecer que os servidores são pilares da democracia e da cidadania.

AGASAI


PUBLICIDADE

MAIS LIDAS

PUBLICIDADE
Comment Form is loading comments...