O QUE SE SABE ATÉ AGORA SOBRE O REAJUSTE AOS SERVIDORES
A ministra Esther Dweck, do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, falou sobre o reajuste do funcionalismo e adiantou alguns pontos. Veja abaixo quais são:
06/022023
➡️ Quem está tratando do assunto é o Ministério da Gestão e inovação em Serviços Públicos
➡️ Esther Dweck é a responsável pela pasta e anunciou como primeira medida a reabertura da Mesa Permanente de Negociação, que esteve fechada durante todo governo passado.
➡️ Segundo a Ministra embora haja espaço para reajuste ainda neste ano, uma decisão só será tomada após conversa com Servidores.
➡️ A Ministra esclareceu que ainda não se sabe quais carreiras terão reajuste, nas entrelinhas isso pode ser entendido que o reajuste não será linear e que algumas carreiras poderão ficar de fora.
➡️ O reajuste será parcelado.
➡️ O valor destinado ao funcionalismo de R$ 12,5 bilhão no orçamento deste ano, poderá ser usado na sua totalidade para o reajuste, como também uma parte para abertura de novas vagas (concursos).
➡️ Segundo a Ministra, as chances do reajuste sair ainda neste ano são concretas.
➡️ A reforma administrativa será feita, mas não terá caráter punitivista como a que foi criada no Governo Bolsonaro. O governo atual já sinalizou ao Congresso que solicitará a retirada da PEC 32 da pauta de votações.
AGASAI