AGASAI

(51) 3388-4550

Lei Orçamentária Sancionada: Reajuste entra na folha de abril

Com a Lei Orçamentária finalmente sancionada, reajuste está garantido para entrar na folha de abril, juntamente com os atrasados 

11/04/2025

A sanção da Lei Orçamentária de 2025 pelo Presidente da República, que possibilita o pagamento do reajuste salarial dos servidores federais no próximo dia 2 de maio, marca um momento importante para o funcionalismo público. No entanto, ao mesmo tempo, essa medida está longe de representar uma solução satisfatória para a grande maioria dos servidores, que veem na correção salarial uma resposta parcial, tardia e insuficiente diante das perdas acumuladas nos últimos anos.


O reajuste, previsto para ser pago em abril de 2025, chega com um atraso de três meses, gerando frustração entre os trabalhadores que esperavam um posicionamento mais ágil do governo. Este atraso, além de comprometer a confiança nas negociações, reflete uma falha na gestão da política salarial do funcionalismo, que, em tempos de inflação elevada e alta de custos de vida, sofre com a demora na reposição de suas perdas.

Além disso, é importante destacar que o reajuste anunciado não é suficiente para recompor o poder de compra dos servidores. Com a inflação galopante dos últimos anos, que corroeu de forma significativa o valor dos salários, a medida não passa de um paliativo, que acaba por manter os servidores em um cenário de constante perda de qualidade de vida e poder aquisitivo. Mesmo com o reajuste, muitos aposentados e profissionais, que prestam serviços essenciais à sociedade, continuam a enfrentar dificuldades financeiras, o que impacta diretamente na motivação e na qualidade do trabalho realizado.


Portanto, embora a sanção da Lei Orçamentária de 2025 e o reajuste salarial sejam um passo, ainda que tardio, para atender os servidores federais, fica claro que o governo precisa avançar mais nesse sentido. O reajuste não pode ser visto como uma solução definitiva, mas sim como um lembrete de que o funcionalismo público continua a ser negligenciado, e o compromisso com a valorização dos servidores deve ser levado mais a sério para que, de fato, se evite a desmotivação e a perda de eficiência no serviço público.

AGASAI

O 5G chegou e agora?
Comment Form is loading comments...

Voltar para página principal

sim