PESQUISA DATAFOLHA DE SATISFAÇÃO REVELA BOAS NOTÍCIAS PARA O FUNCIONALISMO
Os números obtidos pela equipe do Instituto não deixam margem a dúvidas: a maioria da população brasileira aprova o desempenho geral dos funcionários públicos
18/11/2024
O resultado obtido foi de 41% ótimo/bom, 40% regular e apenas 18% de ruim/péssimo). Apesar de o resultado ótimo/bom ter ficado abaixo dos 50% é impossível que uma parte expressiva desses que responderam “regular” não “aprovem” o desempenho do funcionalismo, num patamar certamente bem superior aos 50%.
Só para se ter uma ideia de como esses resultados são positivos para a categoria, o governo do presidente Lula na última avaliação do mesmo instituto obteve números bem inferiores: 36% ótimo/bom, 29% Regular, e 32% ruim/péssimo. A avaliação negativa é, como se vê, quase duas vezes maior que a dos funcionários.
O ex-presidente Bolsonaro também registrou no mesmo DataFolha no final do seu governo desempenho bem menos positivo que o obtido agora pelos servidores públicos: 39% ótimo/bom, 24%regular, e 37% de ruim/ péssimo.
Quanto aos “achados” da pesquisa sobre atitudes e opiniões dos brasileiros quanto a uma eventual Reforma Administrativa, eles parecem predominantemente “benignos” para o funcionalismo. Entre os 71% que se dizem favoráveis à reforma devem estar os 56% que defendem a estabilidade dos servidores para lhes garantir um bom trabalho. E ainda, na margem de erro da pesquisa, empatam os 50% contrários e os 48% favoráveis às promoções automáticas por tempo de serviço.
Por fim, duas perguntas não poderiam ter resultados diferentes. Indagados se eram favoráveis a demissões “por mau desempenho” 80% se disseram obviamente favoráveis. Note-se que essa possibilidade já existe e há muito é praticada no serviço público. E questionados se os servidores deveriam ter seu trabalho avaliado constantemente e serem recompensados pelo seu desempenho, 90% concordaram. Nenhuma surpresa, não? Difícil ser contra essa formulação.
Tudo visto, a conclusão é de que os defensores da Reforma Administrativa deverão usar todo seu estoque de argumentos para impulsioná-la, mas uma pretensa insatisfação da opinião pública com os serviços prestados pelo funcionalismo público nos três níveis definitivamente não se presta a esse fim.
AGASAI