AGASAI

(51) 3388-4550

PLANOS DE SAÚDE AUMENTAM QUASE 400% NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS

09/07/2025

A alta é quatro vezes maior do que a inflação oficial do país.

Reportagem do Valor Econômico mostra as consequências. Planos individuais, por exemplo, quase não são mais ofertados e os coletivos têm oferta cada vez menos. Hoje, são cerca de 52 milhões de brasileiros que têm algum tipo de plano de saúde, o que equivale a 25% da população — o mesmo dez anos atrás, o que mostra que é um mercado que não cresce.

Do ponto de vista das empresas que pagam os planos, havia um peso na folha de pagamento de 11% em 2015, e agora são 16%. Muitas companhias estão dividindo a conta com os funcionários: em 2021, 36% das empresas pediam para os trabalhadores pagarem parte da mensalidade, e agora já são 55%.

As operadoras de planos de saúde sustentam que o preço tem subido acima da inflação por causa das tecnologias mais caras, do envelhecimento da população e do aumento de cobertura de tratamentos e medicações que devem ser prestados, tanto pela ANS como por via judicial.

Por outro lado as clínicas particulares voltadas para o público que usa o SUS , mas nao pode esperar meses ou até mesmo anos para realizar uma consulta ou exame, estão crescendo em todo Brasil.

Atrativos como preço baixo da consulta, fácil localização e atendimento relativamente rápido (embora nem sempre de qualidade) transformam esse setor em mercado promissor, recebendo inclusive incentivos do Governo Federal

Na corrida por atendimento médico ágil e de qualidade a classe A que pode pagar planos exclusivos e caros com grandes operadoras chega na frente quando o assunto é prevenção e tratamento.

Para a classe média baixa e pobres os planos estão cada vez mais restritivos, caros e com atendimento demorado.

O Governo que deveria incrementar o SUS tornando-o um serviço de excelência, escolhe a parceria com operadoras de planos de saúde, liberando o funcionamento de clínicas com atendimento duvidoso e deixando as operadoras reajustarem seus preços muito acima da inflação, jogando a população na inadimplência e insegurança quanto a sua saúde e de seus familiares.

Com informações do G1

AGASAI

Comment Form is loading comments...

Voltar para página principal

sim